Inclusão: fundamentos, políticas e práticas inclusivas

Objetivo

O objetivo do curso é capacitar os participantes para compreender os conceitos e fundamentos de inclusão e acessibilidade, analisando as políticas e leis que sustentam esses princípios. O curso visa desenvolver habilidades práticas para promover a inclusão em diversos contextos, identificar e superar barreiras existentes, e elaborar estratégias e planos de ação eficazes. Também busca enfatizar a importância da participação ativa de pessoas com deficiência e outras necessidades especiais, além de fomentar a colaboração e o trabalho em equipe para garantir a inclusão e acessibilidade.

Público alvo

O curso pode ser direcionado a diferentes públicos, como:
- Profissionais da educação;
- Profissionais da saúde;
- Profissionais do trabalho social;
- Famílias e cuidadores de pessoas com deficiência intelectual;
- Estudantes de cursos relacionados à deficiência intelectual.

Pré-requisitos

Conhecimentos Básicos em Informática.

Modalidade:

Presencial

Carga Horária:

60 horas

Conteúdo Programático

Unidade 1: Fundamentos da Inclusão (15h)
- Conceitos e definições de inclusão;
- História e evolução do conceito de inclusão;
- Tipos de inclusão (social, educacional, laboral, etc.);
- Barreiras e obstáculos à inclusão;
- Introdução as às políticas e leis de inclusão.

Unidade 2: Políticas e Leis de Inclusão (15h)
- Análise das políticas e leis de inclusão no Brasil e no mundo;
- Estudo da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;
- Análise da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008-2024 e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e 2015;
- Discussão sobre a implementação das políticas e leis de inclusão.

Unidade 3: Práticas Inclusivas (15h)
- Estratégias e técnicas para promover a inclusão em diferentes contextos;
- Análise de casos e exemplos de práticas inclusivas;
- Discussão sobre a importância da acessibilidade e da tecnologia assistiva;
- Introdução às práticas de educação inclusiva

Unidade 4: Planejamento e Implementação de Projetos Inclusivos (15h)
- Desenvolvimento de habilidades para planejar e implementar projetos inclusivos;
- Análise de casos e exemplos de projetos inclusivos;
- Discussão sobre a importância da participação e da voz das pessoas com deficiência;
- Elaboração de um plano de ação para implementar um projeto inclusivo.
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